Instituto europeu de tecnologia
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), criado no âmbito da Estratégia de Lisboa, elegeu como grande objectivo promover o crescimento sustentável e fortalecer a competitividade da União Europeia, capitalizando as actividades de inovação, investigação, negócio e empreendedorismo existentes na Europa. Para concretizar estes objectivos o EIT criou recentemente as três primeiras Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs).
Estas comunidades serão parcerias colaborativas privadas com personalidade jurídica (Sociedade Europeia) que reúnem as grandes instituições líderes em inovação, investigação e criação de negócio de modo a criar massa crítica que coloque a Europa na liderança do chamado triângulo do conhecimento (educação, investigação e inovação) e na sua transferência para o contexto empresarial, comercial e social.
Estas comunidades estão divididas em vários centros de excelência (Co-Location Centres-CC) distribuídos pela Europa que visam desenvolver uma estratégia integrada, entre os grandes actores do triângulo do conhecimento, em áreas chave para o crescimento sustentável e capacidade de liderança da Europa.
A missão de uma KIC inclui:
• A excelência na Educação, através da criação de programas de formação avançada e da atribuição de graus académicos com a marca EIT a nível mundial. • A promoção da Investigação e Inovação, reunindo massa crítica, que através da partilha de melhores práticas posicione a Europa como líder mundial na transferência do conhecimento para oportunidades de negócio. • A estimulação do Empreendedorismo, criando uma nova mentalidade capaz de derrubar as fronteiras entre os modelos de negócio convencional e a capacidade de transformar o conhecimento em negócio.
As Comunidades de Inovação e Conhecimento visam promover uma forte interacção entre os principais actores do triângulo do conhecimento na Europa. Estes actores incluem:
• Indústria (PME