Institucionalizaçao do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
LEOSIANE PORTELA ANDRADE DE SOUZA
memorial do processo de institucionalização do serviço social
Almenara
2012
leosiane portela andrade de souza
memorial do processo de institucionalização do serviço social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Trabalho Profissional II, Gestão Social, Serviço Social e o terceiro Setor, Comunicação na prática do assistente social.
Orientador: Profs. Rosane Malvezzi, Maria Angela Santini, Paulo Sérgio Aragão, Rodrigo eduardo Zambon.
Almenara
2012
Introdução
O presente trabalho tratará da história do Serviço Social, como proposta de atividade interdisciplinar para o curso de Serviço Social. Abordará sua definição, surgimento, transformações e tendências atuais.
É um tema de grande relevância na construção do saber do assistente social. Remonta uma história de lutas e transformações na trajetória do Serviço Social, capacitando o profissional a valorizar as conquistas e a repensar suas estratégias ao lidar com as faces da questão social na atualidade. Desenvolvimento
O Serviço Social tem em sua gênese: [...] marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis: alienação, contradição e antagonismo que buscou afirmar-se historicamente como uma prática humanitária, sancionada pelo Estado e protegida pela Igreja, como uma mistificada ilusão de servir. (Martinelli, 2001, p.6).
Ao longo dos tempos, o capitalismo surgiu como um poderoso divisor da história das sociedades e das relações entre os homens.
Mudando a face, a estrutura e a dinâmica da sociedade europeia, em que foi engendrado e de onde se expandiu, o capitalismo fez de tal processo de expansão uma das páginas mais violentas na história da relação capital-trabalho. Instaurando-se como uma forma peculiar de sociedade de classes fundadas sob a compra e venda da força de trabalho, revelou desde logo