Instintores
Por exemplo: ao utilizar o extintor a base de água deve-se certificar-se que não existem equipamentos elétricos próximos.
Os extintores se dividem em classes, as mais populares são:
Tipo A: Usado em incêndios com materiais sólidos, papel, madeira e etc.
Tipo B: Usado incêndios em líquidos e gases, que queimam na superfície e não deixam resíduos, tais como a o GLP, gasolina e etc.
Tipo C: Usado incêndios em que esteja presente a energia elétrica, normalmente em aparelhos elétricos “energizados”. Esse tipo de incêndio exige que o agente extintor não conduza a corrente elétrica.
Tipo D: Pouco utilizado, é mais para incêndios especiais tais como materiais radioativos, aviões, veículos e etc.
Modo correto de usar um extintor
Verificar o tipo de incêndio, escolher o extintor mais adequado, Corte o lacre de plástico, Retire o pino de segurança, Fazer um teste pressionando o gatilho ou abrindo a válvula, Posicione-se a uma distância segura do foco. Se estiver ventando, coloque-se de uma forma que o fogo não venha na sua direção, Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse varrendo o fogo, Se o fogo estiver se propagando verticalmente, mire na base e faça um movimento circulares e lento.
O importante para conter o incêndio é manter a calma, chamar os bombeiros, e não colocar-se em risco dependendo do nível do incêndio deixe para os profissionais.