Instalações elétricas
Para que possamos dimensionar o esquema elétrico do projeto da residência em anexo devemos iniciar estudando as potências (cargas) mínimas de iluminação, pontos de tomadas a serem instaladas e aparelhos como chuveiro, torneiras elétricas, maquina de lavar, geladeira, etc. Neste estudo iremos trabalhar com dois tipos de potência que são a POTÊNCIA APARENTE e a POTÊNCIA ATIVA, onde a potência ativa é uma parcela da potência aparente, pode se dizer que ela é uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecânica, térmica ou luminosa.
A esta porcentagem se da o nome de Fator de potência a qual em projetos elétricos residenciais são atribuídos os seguintes valores:
Quando o fator de potência é igual a 1, significa que toda potência aparente é transformada em potência ativa. Isto acontece nos equipamentos que só possuem resistência, tais como: chuveiro elétrico, torneira elétrica, lâmpadas incandescentes, fogão elétrico, etc.
ESTABELECENDO A POTÊNCIA MÍNIMA PARA ILUMINAÇÃO
Para estabelecer a potência mínima para iluminação é necessário calcular a área e o perímetro de cada cômodo sempre obedecendo as prescrições descritas na NBR 5410 : 2004 item 9.5.2.
A Carga de iluminação é feita em função da área do cômodo da residência, onde áreas iguais ou inferiores a 6m² é considerada uma carga mínima de iluminação de 100VA e para áreas superiores a 6m² é considerada uma carga de 100VA para os primeiros 6m² e acrescido 60VA para cada 4m² inteiros. Com exceção da iluminação da área externa onde não é estabelecido critérios ficando a decisão por conta do projetista e do cliente.
ESTABELECENDO A CARGA DAS TOMADAS.
1.Condições para estabelecer a quantidade mínima de pontos de tomadas. Ponto de tomada é o ponto onde a conexão do equipamento a instalação elétrica é feita através de tomada corrente.
Segue abaixo descritivo com quantidades mínimas de tomadas recomendadas pela NBR 5410:2004.
Cômodo ou