Instalações elétricas - motores trifásicos
Entre os diversos tipos de motores elétricos, o motor de indução trifásico é uma máquina com princípio de funcionamento simples, com construção robusta, com pequena manutenção, e que devido ao seu processo de fabricação tem preço um pouco elevado.
Como a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de métodos de controle desta máquina, que, não sendo dissipativos de energia, contribuem para uma utilização racional da energia elétrica, o domínio de aplicação do motor tem vindo a alarga-se.
2
2. Motores trifásicos
No caso do motor induzido, temos a utilização de bobinas que são percorridas por uma corrente elétrica alternada, que por sua vez geram um campo magnético dentro da mesma, sendo assim esta descrição a mesma de um eletroímã. Desta forma um engenheiro croata Nicola Tesla (1856-1943), criou um campo magnético girante com três bobinas fixas, separadas de 120º e alimentadas por uma corrente alternada trifásica, e defasadas de 120º também.
De tal forma que se no meio destas bobinas for colocado um rotor metálico, este se orientará de acordo com este campo girante. Daí a conectar um eixo neste rotor, temos a conversão de energia elétrica em mecânica.
Do enrolamento do estator saem os fios para ligação do motor á rede elétrica que podem ser em número de 3, 6, 9 ou 12 pontas. Os motores trifásicos podem ter dois tipos de rotores:
- Rotor tipo gaiola de esquilo ou em curto-circuito, do mesmo tipo usado em motores monofásicos.
- Rotor bobinado, não é fechado em curto internamente e tem suas bobinas ligadas ao coletor no qual é possível ligar um reostato, o que permite e regulagem da corrente que circula no rotor. Isso proporciona uma partida suave e diminui o pico de corrente comum nas partidas dos motores.
Os motores trifásicos são fabricados com diferentes potências e velocidades para as tensões padronizadas da rede, ou seja, 220 V, 380 V, 440 V e 760 V, na