Fator de potencia
GRANDE DO NORTE
CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA PARA MOTOR TRIFÁSICO
JOÃO CÂMARA/RN
2014TIAGO MARTINS
SILVAN SOARES
GILBERTO BARBOSA
CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA PARA MOTOR TRIFÁSICO
Relatório de aula avaliativa da disciplina, Máquinas e Acionamentos Elétricos II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com o objetivo de obtenção de nota parcial para 4º bimestre, 2014.1, do curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica.
Profº.: Odailson Cavalcante.
JOÃO CÂMARA/RN
2014
2. MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS
Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. Assim, ao ligarmos um motor á rede elétrica, ele irá absorver uma dada quantidade de energia elétrica e, em troca, acionará uma carga.
Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator (parte fixa) e Rotor (Parte móvel).
O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator. O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com o formato também de anel e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
Existem dois tipos motores de indução, motor de Indução Gaiola de esquilo, no qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis