Instalação e configuração de disp de redes
Professor: Jarbas de Farias Cordeiro
TAP4 – Instalação e Configuração de Dispositivos para Redes
Rafael Bruno Queiroz de Carvalho
0914098-9
Brasília (DF), Dezembro/2012
Conteúdo
1. Qual o conceito de VLAN?
Uma VLAN (Virtual Local Área Network ou Virtual LAN, em português Rede Local Virtual) é uma rede local que agrupa um conjunto de máquinas de maneira lógica e não física.
Com efeito, numa rede local a comunicação entre as diferentes máquinas é governada pela arquitetura física. Graças às redes virtuais (VLANs) é possível livrar-se das limitações da arquitetura física (constrangimentos geográficos, restrições de endereçamento,…) definindo uma segmentação lógica (software) baseada num agrupamento de máquinas graças a critérios (endereços MAC, porta, protocolo, etc.).
2. De que forma configuramos uma VLAN?
[pic] 3. Qual o Conceito de Trunks.
Um trunk é um link ponto-a-ponto que envia e recebe tráfego entre switches, ou entre switches e roteadores. Os trunks carregam tráfego de múltiplas VLANs e podem extender uma VLAN através de toda a rede. 100Base-T e trunks Gigabit Ethernet podem utilizar o protocolo Cisco Inter-Switch Link (ISL), o protocolo padrão Cisco, ou o protocolo IEEE 802.1Q, protocolo aberto padrão da indústria, para carregar o tráfego de múltiplas VLANs sobre um link único.
Os trunks IEEE 802.1Q impõem as seguintes limitações na estratégia do entroncamento para uma rede:
• Se a VLAN nativa em uma extremidade do trunk é diferente da VLAN nativa na outra extremidade, podem acontecer loops de Spanning Tree Protocol (STP). Consequentemente, a VLAN nativa em um trunk 802.1Q deve ser a mesma em ambas as extremidades do link trunk.
• Se você desabilita o STP na VLAN nativa de um tronco 802.1Q e não desabilita o STP em