Instalando sql server
Instalação e configuração do SGBD MS SQL Server Express Roteiro comentado
Verificando pré-requisitos de instalação
1. Configurando o servidor que receberá o SGBD: Alguns ajustes importantes devem ser feitos no servidor que receberá a instalação do MS SQL Server. Os principais tópicos que devem ser verificados são os seguintes: Criar usuário administrativo para a instalação: Para executar o instalador do MS SQL Server, é necessário conectar-se ao Windows como um usuário com privilégios de administrador local no servidor. Abaixo, o usuário que será utilizado em nossa simulação, que foi atribuído ao grupo de administradores locais do servidor:
Configurações dos discos rígidos: Nos discos onde serão criados os arquivos para o banco de dados propriamente dito, deve-se realizar o alinhamento das partições do disco, a fim de que os blocos de dados do MS SQL Server – que são múltiplos de 64 Kbytes – iniciem sua gravação a partir do 65º setor de um disco, e não a partir do 64º, como é de costume. Para isso, deve-se iniciar o utilitário diskpart.exe, do Windows, selecionar um disco que será particionado e criar uma partição alinhada, com o comando apresentado a seguir:
Além desse ajuste, é preciso definir a partição de dados com um cluster size (unidade de alocação de arquivo) adequado. Como o MS SQL Server opera com blocos de dados de 64 Kbytes, é preciso formatar a partição do disco que receberá os arquivos do banco de dados com esse cluster size. Para tanto, abra a ferramenta de Gerenciamento de Discos e selecione a partição a formatar:
Ao aparecer uma caixa de diálogo para formatar o volume em questão, selecione o valor 64K na caixa “Tamanho da unidade de alocação:”:
Esse cluster size deve ser utilizado para formatar os volumes “D:” e “E:”. Após os ajustes, os discos deverão ficar com a seguinte configuração:
A recomendação da Microsoft é que os arquivos do SGBD sejam instalados no volume padrão para os