Análise de vygotsky
IDÉIA DE VYGOTSKY:
Vygotsky pensou o conceito de zona de desenvolvimento proximal com o intuito de demonstrar que a diferença é um fator importante na vida do aprendiz, pois é partindo dela que o professor pode perceber o potencial do seu aluno e então favorecer o desenvolvimento de novas habilidades. Sendo assim, o teórico propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil:
• Real: é o nível em que a criança está que define o que ela já tem habilidade de fazer sozinha, sem intervenção de alguém mais experiente do que ela;
• Proximal: é o nível em que a criança está que define o que esta ainda não consegue desenvolver sem a mediação de alguém com maior experiência (criança ou adulto).
Mas Vygotsky ressalta que o fato de uma criança se encontrar no nível proximal não quer dizer que ali ela fique parada, sem progresso, mas ao contrário disso, esse nível indica que a criança está amadurecendo suas funções mentais e que está caminhando para o nível real.
O conceito de aprendizagem mediada também foi pensado por este teórico por considerar esse processo demasiadamente importante para o desenvolvimento dos processos mentais superiores, que envolvem planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos etc. e portanto, para que se efetive o processo de internalização, é fundamental a figura do professor como mediador central e também de outros alunos que participam das relações de interação social.
Ainda dentro do pensamento vygotskyano, tem-se o conceito de pensamento verbal que analisa a capacidade de expressão do pensamento humano através da linguagem. Vygotsky considera que mesmo antes da criança ter domínio da linguagem, ela já consegue resolver problemas práticos, já utiliza instrumentos e meios para atingir seus objetivos. Vygotsku denominou de fase pré-verbal do pensamento onde o conhecimento prático é considerado uma inteligência primária. Outra fase analisada por ele, é a fase