Instala es hidraulicas de combate a incendios
Tipos de instalações
Há dois tipos de instalações hidráulicas para combate a incêndios: através de hidrantes e por meio de sprinklers.
Sistema por hidrantes
Hidrantes
A edificação deve ser protegida por sistema de hidrantes internos ou externos, distribuídos de modo que qualquer ponto da área protegida possa ser alcançado por um jato de água proveniente de mangueira de comprimento máximo igual a 30 m.
Os hidrantes devem se localizar em pontos de fácil acesso e permanecerem visíveis a todos os usuários, como proximidades de portas externas, proximidades de escadas de saídas, não podendo, entretanto, serem instalados em escadas.
Os hidrantes são constituídos por um registro de 63 mm, sendo de 1,0 m a 1,5 m a sua altura em relação ao piso.
Canalização
A canalização de alimentação dos hidrantes deverá ter diâmetro mínimo de 63 mm e ser independente d instalação de água para abastecimento, ter velocidade de escoamento máxima de 5 m/s e executada com os seguintes materiais: ferro fundido, cobre, aço preto e aço galvanizado. As canalizações de PVC rígido e cimento amianto são aceitos para a execução de redes externas enterradas.
A canalização deverá ser dimensionada com base no numero Maximo de hidrantes em uso, não sendo permitido o emprego de bomba com altura manométrica superior a 100 m.c.a.
Para cada 1000 L/min de vazão no sistema de hidrantes, deverá haver um prolongamento de canalização, em geral, até o passeio, onde serão instalados os “registros de reclaque” (hidrantes subterrâneos), de 63 mm de diâmetro e espaçador de no mínimo 20 m entre si. Os hidrantes subterrâneos, instalados no passeio, deverão ser encerrados em caixas de alvenaria, de 40 cm x 60 cm e profundidade inferior a 0,5 m, pois a expedição, voltada para cima em um ângulo de 45° e dotada de engate rápido, deverá estar a uma distancia inferior a 0,15 m do piso. O registro de recalque poderá, também, ser instalado na parede da edificação, com a expedição