INSTALA ES HIDR ULICAS
Instalações hidráulicas dizem respeito às instalações de dutos condutores de fluídos. O tipo de instalação varia dependendo do fluído e de sua finalidade. Os casos mais comuns e erroneamente considerados como sendo os únicos tipos de instalações hidráulicas são: o abastecimento de água e o sistema de esgoto, mas a variedade é muito maior, existem ainda o sistema de prevenção de incêndio, o recolhimento de águas pluviais e a distribuição de gás.
INSTALAÇÕES DE ÁGUA FRIA
Nada mais é do que o conjunto de tubulações, conexões e outras coisas que levam água da rede pública para o consumo.
Os seus sistemas são diretos, indiretos ou mistos.
DIRETO: Todos os equipamentos e torneiras são abastecidos pela rede pública.
INDIRETO: Todos os equipamentos e torneiras são abastecidos pelo reservatório do local, onde é abastecido diretamente da rede pública.
MISTOS: É abastecido tanto pela rede pública como pelo reservatório.
Os sistemas de abastecimento são :
REDE PÚBLICA.
SISTEMA PRIVADO.
REDE PÚBLICA E SISTEMA PRIVADO.
COMPONENTES
O conjunto de tubulações que se destina a levar água aos pontos de utilização de uma edificação é chamado “Rede Predial de Distribuição”. Ela é formada pelos seguintes componentes:
1) Reservatório: tanque que se destina a reservar a água a ser consumida pelos usuários da edificação. Deve ser coberto para evitar a entrada de insetos ou sujeira que possa contaminar a água.
2) Barrilete: tubulação que sai do reservatório e se divide em colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto. No abastecimento direto, pode ser a tubulação que está diretamente ligada ao ramal predial ou a fonte particular de abastecimento.
3) Coluna de distribuição: tubulação que deriva do barrilete e se destina a alimentar os ramais.
4) Ramal: tubulação que deriva da coluna de distribuição, normalmente na horizontal, alimentando os sub-ramais.
5) Sub-ramal: trecho de tubulação que liga o ramal aos pontos de utilização.
6) Dispositivos