Inside Job - comentários
Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2013.
Tema
COMENTÁRIO SOBRE O FILME INSIDE JOB
Objetivo: Comentar o filme INSIDE JOB, e sua mensagem.
Introdução:
O filme traça com clareza estarrecedora as entranhas do processo “mafio” econômico que culminou com a crise de 2008, do qual o mundo ainda tenta se recuperar, fornecendo uma idéia do funcionamento do atual estágio do capitalismo mundial, ora denominada de a onda da “financeirização”.
Desenvolvimento:
A crise teve a sua origem a partir da preponderância de políticas neoliberais, que paulatinamente foram diminuindo a capacidade do governo para a intervenção direta sobre a economia, permitindo um enorme desenvolvimento dos mecanismos econômicos que assolaram os mercados mundiais levando o mundo a um processo de globalização da economia. A idéia era livrar a economia de todas as amarras, permitir que o capital pudesse, através de uma engenharia de produtos econômicos extremamente complexos e com flexibilização dos mecanismos de controle do Estado, fluir sem limites pelos mercados e operações, gerando lucros astronômicos de curto prazo, em operações que muitas vezes estavam atreladas à natureza de títulos de longo prazo, sujeitos a todo infortúnio de viés econômico ao longo de suas vidas.
O processo de liberação econômica, ora apelidado de desregulamentação - processo político e econômico que possibilitou uma enorme virada na economia mundial e deu início ao que passou a se chamar “Globalização” – que teve seu início nos idos do governo Reagan, veio de encontro à necessidade de garantir ampla liberdade para o comércio mundial. O mercado de commodities agradeceu como um todo, porém, a mercadoria mais importante desse tão almejado clamor mundial foi a commodities do capital. Essa era a mercadoria mais importante a ser libertada. Foi como soltar a besta, abrir a caixa de pandora. A engenharia financeira tratou de fazer o resto,