Inserção do professor de educação física no programa saude da familia
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Departamento de Educação Física
Disciplina : Primeiros Socorros e Saúde Coletiva
Aluno : Karlos Alberto Sousa Castro
Inserção do Professor de Educação Física no Programa de Saúde da Família – Discussões Preliminares
(RESUMO)
UFMA
São Luís - 2011
A Educação Física é uma ciência que vem se destacando bastante, principalmente na área de estudos e de pesquisas. Dentre suas subáreas, a que mais se evidencia é a atividade física e promoção de saúde.
É notória a importância da atividade física na qualidade de vida de um determinado povo, além de ser um fator de proteção a inúmeras doenças que preocupam e muito a saúde publica.
No século XIX, consolidou-se o sistema capitalista, com um estilo de vida sedentário e estressante, onde o trabalhador utiliza a maioria do seu tempo trabalhando ficando desgastado e impossibilitado de usufruir do lazer, educação e até de praticar uma atividade física.
Em 2004, durante o 8º Congresso de Pesquisa e Extensão (CONFEX), alunos de Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) apresentaram um trabalho onde provaram que na maioria das vezes todo conhecimento produzido acerca de atividades físicas, raríssimas vezes é aplicado a serviço da saúde publica e sim em clinicas particulares e academias. O fato da comunidade desconhecer a importância do trabalho deste profissional, além dos governos não priorizarem sua atuação na saúde publica, faz com que apenas uma minoria possa usufruir tais serviços, pagando uma academia, personal trainer etc, ficando a outra parte a mercê da mídia.
A partir desse contexto, vemos como uma das soluções a inclusão do professor de Educação Física no Programa Saúde da Fámilia, já que esse programa mostra-se como um plano que promove a união e faz a organização das ative idades relacionadas a saúde, na tentativa de resolver problemas identificados em relação à saúde.
A Educação Física