Inserção de Artistas nos Anúncios Publicitários e sua Influência na Construção da Imagem da Marca
126 $1Ô1&,26 38%/,&,7É5,26
( 68$ ,1)/8È1&,$ 1$
&216758d®2 '$ ,0$*(0 '( 0$5&$
Mônica de Araújo Vidal**
Resumo: o uso de artistas na publicidade se fundamenta em diversas teorias que orientam-se para fins persuasivos. A análise se desenvolve acerca dos artifícios ideológicos desta prática publicitária, compreendendo-a como sendo dotada de ferramentas psicológicas, sociais e comunicacionais na elaboração e transmissão das mensagens.
Palavras-chave: Propaganda. Havaianas. Ideologia. Artistas e
Credibilidade.
A carga de informação que um livro tráz se traduz em nossas mentes em indicativos de novos caminhos. (Stalimir Vieira)
E
ste estudo tem como principal finalidade analisar os artifícios ideológicos embutidos na utilização de artistas em propagandas publicitárias. Além de apontar as teorias sobre as quais as construções semânticas que envolvem a figura destes personagens presentes no contexto midiático contemporâneo se justificam.
Através de conceitos subsidiados pelas teorias da Análise do Discurso francesa, pretende-se esquadrinhar a ideologia presente no que hoje é uma extraordinária soma de anúncios publicitários que adotam como figurantes: atores, modelos, cantores, esportistas etc.
Tomando como exemplos e objetos de análise os slogans utilizados pela marca Havaianas que mantém relação com o tema definido neste estudo e ainda o case da revolução da imagem e do posicionamento das sandálias junto aos consumidores.
A análise se justifica por meio da observação feita por Orlandi
(1942) no qual o autor ressalta que a Análise do discurso considera a lin-
,8'-3+4:59 *+ );2:;8', Goiânia, v. 20, n. 7/8, p. 539-548, jul./ago. 2010.
539
guagem como sendo um objeto não-transparente. Desta forma, o significado de simples estruturas frasais, meras imagens ou, neste caso, de símbolos, se dá no âmbito social, cultural, histórico e ideológico dos sujeitos enunciador e receptor.
Assim, para a total compreensão do tema