Inscriç
TABELAS E DIAGRAMAS DE ORIENTAÇÃO
Orientação pelo Sol ao nascer e ao pôr do Sol
Se souber a sua latitude e longitude, poderá determinar o norte observando o Sol quando ele nasce e quando se põe. A figura V-i mostra o azimute verdadeiro (a direcção verdadeira) do nascer do Sol e a direcção relativa do pôr do Sol em todos os meses do ano nos hemisférios norte e sul.
Um exemplo de como determinar o norte a partir do nascer do Sol: em 26 de Janeiro, a sua posição é 50O 00’N e 165O 06’W. Entrando na tabela com a data e com os 50O de latitude norte, verificará que o azimute do Sol é de 120O. Desde que o Sol esteja a nascer, fica a saber que este é o azimute verdadeiro do Sol a partir do norte 1. Consequentemente, o norte estará 120O para a sua esquerda quando de face para o Sol.
Para encontrar o norte a partir do pôr do Sol, considere os mesmos dados do problema anterior. Neste caso, porém, o azimute do Sol não é o azimute verdadeiro. Em vez disso, é apenas uma direcção relativa. Dado que o Sol se põe a oeste, o norte tem de estar para a direita do Sol.
Por isso, o norte estará a 120O para a sua direita quando de face para o Sol.
A figura V-i não regista todos os dias do ano nem todos os graus de longitude. Se quiser uma precisão de 1O de azimute, terá de interpolar entre os valores dados pela tabela. Na prática, porém, usa-se o dia indicado na tabela que mais se aproxima do dia dado e a latitude que mais se aproxima da indicada, pois o azimute assim encontrado habilitá-lo-á a manter a direcção desejada.
Por exemplo: se estiver a 32O de latitude norte a 13 de Abril, o azimute do nascer do Sol é realmente 79O 22’. Contudo, entrando na tabela com o dia mais próximo, 11 de Abril, e com a latitude mais aproximada, 30°, obterá 81O para azimute do nascer do Sol. Na prática, este valor é suficientemente preciso e serve perfeitamente bem.
A latitude pela duração do dia
Quando estiver em qualquer latitude entre os 60ON e os 60OS (ver a figura