Inox 316
TÉCNICO EM MECÂNICA
Celso
Gerson
Professora: Sabrina
TÉCNOLOGIA DOS MATERIAIS
INOX 316
Maio - 2012
Joinville - SC
INTRODUÇÃO
A microestrutura do aço obtido por moldagem de pós por injeção é consequência dos parâmetros de processamento como composição química, eficiência do debinding, condições de sinterização e características do pó como sua morfologia, distribuição do tamanho das partículas, compressibilidade e nível de pureza química. Qualquer alteração nesses parâmetros pode interferir na cinética de sinterização e modificar a microestrutura do componente.
Na moldagem de pós por injeção usualmente são utilizados pós atomizados com partículas de tamanho menor 25 μm, resultando em densidades próximas de 98% da teórica . Todavia, os pós atomizados a água possuem baixo custo o que leva ao alto interesse na substituição de pós atomizados a gás com a intenção de reduzir os custos.
O objetivo deste trabalho é identificar a influencia das frações de pós atomizados a água no comportamento mecânico e quanto à corrosão do aço inox
ABNT 316L produzido por moldagem de pós por injeção. Os resultados serão comparados com outro aço ABNT 316L obtido por laminação.
Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problema da corrosão dos aços comuns (oxidação), assim, criando maior resistência contra ela.
E basicamente para a criação deste foi adicionar cromo ao ferro e organizar uma mistura homogênea.
Neste trabalho, você vai conhecer um pouco mais sobre o aço inoxidável, suas ligas, propriedades e aplicações.
História O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley (1871-1948), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra).
Em 1912, Harry começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao