Inovação
Senge (1996) chama atenção para uma atitude fundamental em qualquer inovação: “O compromisso entre os que estão envolvidos no projeto de mudança, pois inovação e mudança andam juntas, mas só acontecem de fato quando as pessoas nelas envolvidas se abrem para aprender, para mudar, para adquirir novos conhecimentos, para alterar conceitos e idéias trabalhadas.
SENGE, P.Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado: o destemido, o poderoso e o invisível. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. (Orgs.) O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996. p.121-5.
Kanter (1996) focaliza outra grande característica da inovação: a parceria ou a capacidade de desenvolver fortes vínculos entre as organizações, defendendo que "cultura da empresa deva ser aberta em duas direções: ao cliente, cuja voz e visão são o melhor guia para o desenvolvimento dos produtos e a todo pessoal da empresa, cujas idéias devem ser ouvidas" (p.110). O desenvolvimento da organização passa pela linha da cooperação e da parceria, não mais pelo individualismo e fechamento de cada um em seu negócio.
KANTER, R. M. Líderes da classe mundial: o poder da parceria. In: HESSELBEIN, F. ; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. (Orgs.) O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996. p.100-5. [ Links ]
“inovação e conhecimentos são os principais fatores que definem a competitividade e o desenvolvimento de nações, religiões, setores, empresas e atividades” (CASSIOLATO;LASTRES,2000)
CASSIOLATO, J.E; LASTRES, H. M. M. Sistemas de Inovação: Políticas e Perspectivas. Parcerias Estratégicas, [S.I.]. n.8, p.237-255,maio,2000.
“consiste na busca deliberada e organizada de mudanças, e na análise sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação econômica ou social” (DRUCKER, 2000)
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneur-ship): prática e princípios. Tradução: Carlos J. Malferrari. 6. Ed. São Paulo: Pioneira,2000.
Drucker (2000) já