Inovação
Para suprir seu processo seletivo o RH pode optar por duas fontes de recrutamento, interna ou externa. Ao fazer esta escolha deve ser levado em consideração que cada uma tem seus prós e contras e que nem sempre as mesmas irão suprir suas necessidades. Quanto à fonte externa, França (2007, p. 33), “[...] o recrutamento externo é a busca do candidato no mercado de trabalho ou em fontes específicas para o preenchimento da vaga”. Ao optar por um recrutamento externo a empresa agrega novos conhecimentos trazidos pelo novo colaborador, sangue novo para o grupo, renova a cultura organizacional.
Em contrapartida pode afetar negativamente na motivação dos colaboradores, reduzir a fidelidade, ter elevados custos operacionais, menor segurança e demora.
Segundo Chiavenato (2005) o recrutamento interno atua sobre os próprios colaboradores da organização, onde eles poderão ser promovidos ou transferidos para uma atividade mais complexa. Quando a organização utiliza o recrutamento interno, este pode motivar o grupo, fidelizar o colaborador, o candidato já é conhecido, o que o trás mais segurança e gera menos custos. Este também apresenta como desvantagens o bloqueio de novas idéias, facilita o conservantismo, desfavorece a modificação do patrimônio humano da