Inovação tecnologica
Ambientes de inovação
Parques tecnológicos e incubadoras de empresas são ambientes dedicados, especialmente concebidos.
E profissionalmente geridos, para catalisar processos de inovação, em particular os intensivos.
Em conhecimento. Surgidos nos EUA na década de 1950, estão hoje presentes, com naturais.
Variantes, em quase todas as nações e regiões de expressão econômica.
Diante da globalização de mercado, muitos indivíduos têm decidido criar seus próprios negócios, dando origem ao termo empreendedorismo. Fomentar o empreendedorismo significa fomentar o desenvolvimento sustentável de um país, nos mais diversos setores da sociedade (econômicos, sociais, políticos, etc).
O desenvolvimento sustentável de um país, que é proporcionado pelos novos empreendimentos (startups), é resultado de um desenvolvimento local, isto é, nos distritos, bairros, municípios, estados, etc. Sendo assim, a ideia básica consiste de que, para que o desenvolvimento global seja alcançado, os desenvolvimentos locais também devem ser alcançados.
O Brasil se enquadra como um dos países que mais desenvolve atividades empreendedoras, principalmente no comércio varejista, indústria de transformação, alojamentos e alimentação, atividade imobiliárias, construção e venda de veículos. Com relação ao setor de T.I, não só investimentos privados estão em pauta, mas também investimentos governamentais, visando desenvolver startups, com a criação de programas como o Start-Up Brasil. Este programa, por sua vez, vem reforçar as áreas científicas, tecnológicas e econômicas do país, dando chance às novas empresas de software e serviços de T.I a ganharem o mercado, gerando riqueza e desenvolvimento.
Quando se fala em “local”, no contexto de desenvolvimento econômico, não se deve associar o termo com o sentido de pequeno “local”, se refere a um alvo socioterritorial, podendo ser um distrito, município, região, estado, país, partes do mundo, etc.