Inovação no modelo Canvas
(CEP)
Ramon Fernando Hans
Ismael Bender
Ivan Marcelo Rohers
Luciano Maciel
Novo Hamburgo, 1º de Novembro de 2013
1.Considerações Iniciais O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica estatística aplicada à produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para a melhoria da qualidade intrínseca, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido.
2. Introdução O controle estatístico do processo é um sistema de inspeção por amostragem, operando ao longo do processo, com o objetivo de verificar a presença de causas especiais, ou seja, causas que não são naturais ao processo e que podem prejudicar a qualidade do produto manufaturado. Uma vez identificadas as causas especiais, podemos atuar sobre elas, melhorando continuamente os processos de produção e, por conseguinte, a qualidade do produto final. 3. Objetivo O principal objetivo do CEP é possibilitar um controle eficaz da qualidade, feito pelo próprio operador em tempo real. Isso aumenta o comprometimento do operador com a qualidade do que está sendo produzido e libera a gerência para as tarefas de melhoria.
4. Medidas Medimos um lote 50 parafusos M5x20mm de cabeça allen ,onde usamos um micrometro milésimal de 0-25mm para medir o diâmetro e comprimento de sua cabeça. 5. Conclusão Num ambiente competitivo, o controle estatístico abre caminho para melhorias contínuas, uma vez que garante um processo estável, previsível, com uma identidade e capacidade definidas, cuja evolução pode ser facilmente acompanhada.