Inovacao
Inovação uma pequena palavra com grandes conceitos, dependendo claro principalmente da sua aplicação. Uma delas pode citar como a exploração com sucesso de novas idéias. Quando uma boa idéia é bem explorada, gera aumento significativo no faturamento, acesso a novos mercados, acarretando assim aumento nas margens de lucros entre outros benefícios.
Existem alguns tipos de inovações que podemos citar:
- Produto: que consiste em modificações nos atributos do produto, ou muda a forma de percepção pelos consumidores em relação ao produto, como por exemplo: disco de vinil para CD.
- Processo: atua no processo de produção de produto ou serviço. Normalmente não afeta o produto em si mas na maneira como o mesmo é produzido, mas traz benefícios na maneira como é produzido, aumentando assim a produtividade, como por exemplo substituição de mão-de-obra humana por robôs.
- Modelo de negócio: atua na maneira ou forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado.
- Incremental: geralmente representam pequenas melhorias contínuas em produtos ou serviços existentes. Como por exemplo a evolução do CD comum para o CD duplo, pois pode armazenar o dobro de faixas musicais.
- Radical: é aquele tipo de mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Podemos citar como exemplo a evolução do CD de musica para os arquivos MP3.
Diante de tanta competitividade no mercado, inovar é imprescindível para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro no modo geral.
Uma frase muito utilizada e que tem grande fundamento é: “Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”
Juntamente com a inovação as empresas também tem a possibilidade de acessarem novos mercados , aumentando assim suas receitas, com isso conseguem novas parcerias e como conseqüência adquirem novos conhecimentos.
Não podemos esquecer que os benefícios que a inovação traz às empresas, não se limitam a elas, mas também possibilitam o aumento de emprego e