Inovacao sustentabilidade
Publicado em 1 de abril de 2013 por admin
Os desafios da implementação
Por Dra. Aileen Ionescu-Somers e Professor Francisco Szekely
O que impede que as empresas inovem em produtos e serviços sustentáveis, e como poderiam melhorá-los?
Os dois principais motivos dessa inércia são os mercados financeiros, que ainda focam demais no curto prazo, e muitos dos novos modelos de parcerias, são falhos. As organizações deveriam desenvolver uma inovação recíproca que busque soluções, e deveriam compartilhar o valor que criam com seus clientes. Porém, a complexidade social, as mentalidades fechadas e a falta de uma liderança empenhada dificulta a implementação dessas mudanças – este último ponto sendo fundamental. Os líderes precisam ter certas características especiais para conduzirem mudanças, como: visão externa à frente das tendências globais, capacidade de dominar a complexidade e conseguir envolver seu pessoal em torno da sustentabilidade.
Outros fatores incluem o papel periférico desempenhado pelas empresas em negociações multilaterais sobre o desenvolvimento sustentável, a falta de dinheiro e investimento para quadros que promovem a inovação para a sustentabilidade, além da complexidade do sistema como um todo.
Compartilhando melhores práticas
A complexidade do sistema – principalmente no que diz respeito ao tamanho e à burocracia – cria enormes dificuldades para as empresas poderem compartilhar melhores práticas.
Porém, compartilhar melhores práticas não deveria ser uma atividade puramente interna – muitas empresas estão começando a trabalhar com outras dentro e fora de seus ramos de negócios para compartilharem melhores práticas em questões como a forma de medir o impacto ambiental, conduzir auditorias de sustentabilidade e usar certificações para comunicar seu compromisso com a sustentabilidade. Algumas empresas também estão compartilhando melhores práticas com determinadas ONGs e outras organizações. É uma maneira