Inorganica
O cobre é um metal vermelho-pálido, macio, maleável e dúctil. Devido a seu potencial normal ser positivo (+0,34 V para o par Cu/Cu2+), é insolúvel em ácido clorídrico e ácido sulfúrico diluído, embora na presença de oxigênio possa ocorrer alguma solubilização. O ácido nítrico, medianamente concentrado (8 mol/L), o ácido sulfúrico concentrado a quente e a água régia dissolvem rapidamente o cobre.
Os sais de cobre II são geralmente azuis, tanto no estado sólido hidratado como em soluções aquosas diluídas. Os sais anidros de cobre II, tais como sulfato de cobre II anidro (CuSO4), são brancos ou levemente amarelados. Os íons cobre II reagem com solução de iodeto de potássio formando um precipitado branco de iodeto de cobre I (CuI), mas a solução apresenta uma forte coloração marrom, devido à presença de íons triiodeto (I3–):
2 Cu2+ + 5 I– 2 CuI + I3–
Adicionando-se um excesso de tiossulfato de sódio (Na2S2O3), os íons triiodeto são reduzidos a íons iodeto incolores e a coloração branca do precipitado torna-se visível.
Os íons cobre reagem com solução de amônia formando um precipitado azul de um sal básico sulfato básico de cobre:
2 Cu2+ + SO42– + 2 NH3 + 2 H2O Cu(OH)2 . CuSO4 + 2 NH4+
Este precipitado é solúvel em excesso de reagente, obtendo-se uma coloração azul intensa.
Materiais e reagentes
* Tubo de ensaio 10 x 130 mm (9) * Estante para tubos de ensaio * Solução de amônia a 10% (p/v) * Solução de iodeto de potássio * Solução de tiossulfato de sódio * Solução de cloreto de mercúrio II * Soluções de cátions metálicos (chumbo II, estanho II, ferro III, zinco ou cobre II)
Procedimento
– Realizar cada um dos ensaios de identificação descritos abaixo, para as três amostras desconhecidas:
ENSAIO 1: Adicionar 1 gota da solução de iodeto de potássio (KI), e agitar. Em seguida, adicionar 3 gotas da solução de