Inicio previdencia social
Foi criada em resposta a um estado de necessidade social caracterizadas pelas desigualdades sociais e injustiças oriundas , da expansão do capitalismo industrial do século XVII e XIX das primeira e segunda guerras mundiais e da crise do capitalismo em 1929.
Houve pressões por parte dos trabalhadores para que se criassem um direito de proteção social aos que vivem do trabalho e seus dependentes sobre tudo nas situações de doenças. Eles reivindicaram esses direitos através de suas organizações , sindicatos , partidos políticos etc.
Foram dados os primeiros passos na Alemanha quando parlamento aprovou as Leis:
1883 - Lei do Seguro Doença
1884- Lei do d Seguro Acidente
1889- Lei do Seguro Invalidez e Velhice Essas leis foram de iniciativa do chanceler Otto Von Bismark , mas na verdade elas são frutos das pressões políticas e sócias exercidas pelos trabalhadores .
No Brasil
1889 a 1930 – Período da República Velha modelo econômico agro exportador baseado na monocultura do café e na dependência do capital internacional. A proteção social era conquistada pelas categorias profissionais mais organizadas politicamente e importantes do ponto de vista econômico. Neste sentido foram criados em:
1888 – Caixa de Socorro para os empregados da Estrada de Ferro do Estado pequena ajuda aos trabalhadores em caso de doença ou morte
1889 – Imprensa Nacional criou seu Fundo de Pensão também na mesma época os trabalhadores do abastecimento d’água da capital federal conquistaram direito a férias de 15 dias .
No Brasil a classe operaria começa se organizar com o seu surgimentos através das Corporações , Caixas Beneficentes Sociedades de Sociedades de Socorro Mútuo E posteriormente sindicatos livres e autônomos .
1894 quando foi eleito presidente Prudente De Moraes ate 1930 quando Getulio Vargas foi eleito quem detém a hegemonia política do país são os patrões e parlamentares ligados as oligarquias cafeeiras
1903 –