Inicio do Séc XX na Europa e Portugal
Naquela altura, eram milhares as pessoas que se deslocavam com a finalidade de assistiremàs Olimpíadas Gregas, que decorriam de quatro em quatro anos na cidade grega Olímpia. Já o povo do império Romano era apreciador das águas termais, de grandes espectáculos e férias em casas junto à costa. Pode-se afirmar que na base de tanto lazer, se encontravam três factores importantes, sendo eles a “Pax Romana”, o desenvolvimento de vias de tráfego e a prosperidade económica.
A existência destes factores possibilitou a alguns cidadãos os meios financeiros e tempo livre para gozarem destes prazeres.
A Idade Média (devido ao aumento de conflitos e recessão económica) trouxe consigo, num primeiro momento, um retrocesso ao nível do “turismo”. Paralelamente a esta recessão surge a afirmação do que é hoje chamado turismo religioso, por intermédio das peregrinações cristãs e islâmicas que se estenderam-se a um número muito maior quer de peregrinos, quer de deslocações, comparativamente às peregrinações da Idade Antiga.
As peregrinações Cristãs espalharam-se por toda a europa e face a este crescente número de viajantes, começaram a surgir mapas e todo o tipo de serviço de suporte para os peregrinos.
Na transição para a idade Moderna começaram a aparecer os primeiros alojamentos denominados “hotéis” (palavra francesa que denominava os palácios urbanos) que tinham como objectivo hospedar as enormes comitivas da