Iniciação à pnl
INTRODUÇÃO
O que é PNL - Programação Neurolinguística? "Programação Neurolinguística" é uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três ideias simples.
A parte "Neuro" da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfacto, paladar, tacto e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos.
"Compreendemos" a informação e depois agimos. A Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reacções fisiológicas as ideias e acontecimentos. Uns reflectem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, num ser humano.
A parte "Linguística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar os nossos pensamentos e comportamentos e comunicarmos com os outros.
A "Programação" refere-se à maneira como organizamos as nossas ideias e acções a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjectiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.
Afinal, o que é PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode ter uma ideia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto.
Agora, ter uma noção clara, precisa e palpável serve para desmistificar a PNL ao mesmo tempo que serve para eliminarmos resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.
O ganho importante em saber o que é PNL é o seu próprio aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido na sua mente. Segundo Bandler PNL é:
"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."
Este conceito é baseado na pressuposição de que todo o comportamento tem uma