Iniciação em Handebol
O handebol é um jogo simples e está entre um dos mais populares e concorridos do Brasil. Por ser uma prática q envolve habilidades simples, fundamentais no dia a dia, como andar e correr ou quicar, receber e passar a bola é uma ótima opção p ser utilizada em atividades de educação física escolar. Esta atividade de fácil iniciação entre crianças, uma vez que implica em regras básicas claras e de fácil compreensão por elas. É um jogo que envolve movimentos que se assemelham com várias atividades populares e comuns entre crianças, como queimado. Por volta dos 8 a 10 anos de idade já é possível combinar os movimentos destas brincadeiras já comuns para as crianças e evoluir para a iniciação ao Handebol.
Outro ponto extremamente importante para a iniciação do handebol é que este, como outros jogos coletivos, implica na atividade em grupo, o que possibilita o desenvolvimento do espírito de equipe da criança ou jovem. Como jogo coletivo proporciona uma ótima oportunidade de se relacionar com outras crianças ou jovens e deve ser feita de maneira lúdica, de modo a criar um momento prazeroso e agradável, de brincadeira com os amigos e de socialização.
A iniciação à prática do handebol deve envolver conceitos gerais do jogo, regras básicas que possibilitem a compreensão da criança e permitam que ela conheça e goste do jogo. Desse modo, não é necessário que as regras sejam detalhadas e aprofundadas de forma rígida, pois isto dificulta a iniciação e distancia o iniciante de uma prática esportiva prazerosa. Com o passar do tempo as regras podem gradualmente ir sendo colocadas e o conhecimento ampliado.
O handebol é um atividade de oposição e como tal permite desenvolver atividades motoras diversas (visando superar a oposição, driblar, arremessar, dentre outras) e também o senso ético que uma competição envolve e que vai acompanhar a pessoa por toda a vida.
Logo, a iniciação do handebol vai além da simples atividade física e de todos os benefícios