INICIAÇÃO CIENTIFICA
Os trabalhos em grupo são muito comuns na atividade acadêmica, todavia, sua função e metodologia, se não bem observadas podem causar danos tanto ao aluno quanto a formação de toda equipe envolvida. Os grupos não devem ser formados em número muito grande de alunos para facilitar a discussão e a escrita do texto final. Cada grupo poderá escolher um secretário ou coordenador de grupo, cuja função será a de organizar os encontros, anotar as posições e questões a serem discutidas, além de promover o melhor entendimento do grupo. Os compondes do grupo devem ser autônomos para a realização de suas tarefas e participação das atividades propostas.
Todavia, para além da preocupação com o funcionamento do grupo, os acadêmicos devem ficar atentos à apreensão do conteúdo, - motivo principalda formação do grupo. O conteúdo pode ser dividido entre os membros da equipe, pode ser esquematizado e na oportunidade (reunião pré-estabelecida) deve ser socializado entre todos os participantes. O grupo deverá elaborar o texto final e, se necessário outras reuniões poderão ser agendadas a propósito de alcançar o melhor objetivo final. O trabalho em grupo objetiva a socialização pessoal da equipe, dos pareceres de seus membros, e prepara o acadêmico tanto para a vida universitária quanto para a vida profissional.
2) No ensino há maior liberdade para fazer escolhas, estabelecer critérios de ação. Quais devem ser os cuidados para que o estudante não se perca nesse discurso de autonomia?
O acadêmico deve entender que o exercício da autonomia deve ser utilizado com responsabilidade, não deve confundir autonomia com autoridade. O aluno deve se perceber parte do processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, capaz de avaliar as prioridades em detrimento de suas escolhas pessoais. Espera-se de um aluno autônomo, consciência e