inibidores naturais em germinacao de sementes
Os orgãos dos sentidos fornecem ao sistema nervoso os únicos meios de comunicação para a recepção de informações do mundo exterior (Herlihy e Maebius, 2002) Os processos de recepção sensorial começam nos órgãos do sentidos, mas especificamente nas células receptoras. Estas células receptoras estão sintonizadas a modalidade específica de estímulos (Guyton, 1988) O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua. Na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades, essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar (Eckert, 1989)
Quimiorreceptores gustatórios são células responsáveis pela captação de sabores, que são conduzidos até o cérebro para interpretação( Junkeira e Carneiro, 1990) É devido à presença de corpúsculos gustativos que se encontram distribuídos praticamente em toda mucosa bucal, sendo, porém, encontrados mais freqüentemente nas papilas fungiformes e valas da língua, que podemos receber os estímulos dos alimentos que ingerimos, quanto a sua forma, consistência e sabor (Moore, 2001)
A língua possui fibras musculares estriadas entrecruzando-se nos dois planos do espaço. A membrana mucosa fixa-se fortemente na camada muscular, através do tecido conjuntivo da lâmina própria, que penetra entre as fibras musculares. A superfície superior deste órgão é rugosa por causa da presença das papilas gustativas. As papilas linguais são de três tipos diferentes, com três funções diferentes( Eckert, 1989).
As papilas gustativas são constituídas por células epiteliais responsáveis por sentirmos os quatro sabores básicos: salgado, doce, ácido e amargo. Elas são terminações nervosas e se encontram em enormes quantidades na língua (Araújo, 2004).
Objectivos
Geral :
Determinar os