ingles
Os chineses podem ter ido para as Américas 3.000 an os atrás
The Japan Times
27 de agosto de 1999
PEQUIM (AFP-Jiji) Novas provas mostrando as semelha nças entre marcações nativas antigas na América Central e cara cteres chineses antigos reavivaram teorias de que os chineses chegaram às A méricas há mais de
3.000 anos, a imprensa do Estado chinês noticiou na quinta-feira. Quase 300 sinais nativos antigos da América Central selecionados por um pesquisador americano mostram grandes semelhança s a caracteres chineses antigos inscritos em ossos de animais ou c ascos de jabutis, conhecidos como jiaguwen *, da Dinastia Shang de 3.000 anos atrás, informou a agência de notícias Xinhua.
Mike Xu, pesquisador da Universidade Cristã do Texa s, selecionou as amostras de itens de cerâmica, jade e pedra nativos e publicou suas descobertas num simpósio recém-concluído sobre a de scoberta do jiaguwen , que representa os mais antigos caracteres chineses, dizia a notícia.
Os sinais mostraram “alta semelhança” aos caractere s chineses expressando os conceitos de sol, céu, chuva, água, cultivos, árvores, religião e astronomia, dizia.
“A semelhança não é um fenômeno isolado e único”, d isse Fan Yuzhou, professor de História da Universidade de Nanjing. “
Mostra a possível relação entre as culturas antigas americana e chinesa, já q ue culturas diferentes não podem criar os mesmos caracteres de forma independe nte.” Lendas da Dinastia Shang dizem que, após sua queda, o rei conduziu as pessoas remanescentes numa jornada para o leste, e alguns estudiosos creem que a viagem os levou para o outro lado do Estreito de Bering, na América do
Norte.