ingles
Alunas: Carmem Rautte
Franciely Angelita
Samara Vieira
Tabata Alana
Thaís Caroline
Turma: 32 M
Carvão mineral e Gás xisto
São José, 16 de agosto de 2012. Introdução
Temos por objetivo apresentar o carvão mineral e o xisto sabe-se que eles não são fontes de energia renováveis, porque ambos os minerais ( carvão mineral) e o xisto, são conseguidos através da exploração de minas, subterrâneas ou à céu aberto, tais formas, não preveem sua renovabilidade que somente a natureza poderia fazer.
Carvão mineral
O carvão mineral é um combustível fóssil que foi bastante usado durante a Primeira Revolução Industrial. Ele possui uma coloração preta ou marrom, e sua constituição é de átomos de carbono e magnésio. Dentre os combustíveis fósseis, o carvão é o que possui a maior reserva no mundo. No planeta, os maiores produtores de carvão mineral são Rússia 56,5%, Estados Unidos 19,5%, China 9,5%, Canadá 7,8%, Europa 5,0%, África 1,3% e outros 0,4%.
O processo de formação do carvão dura milhões de anos e ocorre a partir do soterramento e posterior “incarbonização” da flora de grandes florestas que existiram em certos locais do globo durante os períodos Carbonífero e Permiano, da Era Paleozóica.
O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão.
Paulatinamente, a partir da época dos grandes descobrimentos, o carvão mineral foi substituindo a lenha, até então considerada como a principal fonte de energia utilizada pelo homem.
A combustão direta do carvão, para