inglaterra
Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglêsmotivas à vapor.
A substituição do homem pela máquina
Com o contínuo avanço tecnológico, cada dia mais o trabalho humano foi sendo substituído ou regrado pela máquina. O trabalhador, que antes era um produtor, tornou-se operador de máquinas.
O ritmo da vida e do seu trabalho deixou de ser determinado pelo ritmo da natureza e do corpo humano para acompanhar o da máquina. Como a produção devia ser cada vez mais rápida, o homem teve de ajustar sua vida a esse novo ritmo, trabalhando mais horas por dia a uma velocidade cada vez maior. Quem definia o ritmo do trabalho era a máquina, que, por sua vez, era controlada pelos empregados mais graduados da fábrica, e, acima destes, pelo patrão.
EXPLORAÇAO DO TRABALHO
Com o cercamento dos campos, houve grande liberação de mão de obra do campo para as cidades. Ao mesmo tempo em que muitos camponeses pobres migram para os centros urbanos em busca de trabalho, artesãos que não conseguiram competir com as manufaturas e maquinofaturas engrossam as filas de desempregados em busca de sustento para si e suas famílias.
Sem suas terras ou suas oficinas, a esses