Auditoria
Revisar o sistema de alocação de custos aos estoques
• Verificação da Existência Física – Verificar os detalhes de instruções da empresa sobre o inventário praticado em relação ao controle de estoque, observando: - Planejamento; - Controle de etiquetas; - Corte das operações; - Movimentação externa e interna de produtos; - Identificação dos produtos.
Ler os papéis de trabalho do exercício social anterior, observar atentamente os problemas detectados e com isso comparar com a análise atual.
Levantar o estoque através de análise em loco, realizando a contagem de alguns itens juntamente com o registro do inventário.
Visitar em loco a utilização da matéria-prima para observar o sistema de uso, observando os desperdícios ou bem usada o produto.
Realizar os testes de contagens.
Preparar o papel de trabalho de teste para contagem de itens de maiores valores comparando em relação ao registro nos inventários.
Preparar papel de trabalho do cutoff (corte das operações) dos documentos de entra e saída. Elaborar cutoff das etiquetas de contagem (emitidas, utilizadas, canceladas e em branco). Levantar casos de estoques em poder de terceiros e verificar os bens com valores relevantes. Investigar e analisar as anormalidades do estoque em comparação ao razão geral registrado na contabilidade sobre estoques de mercadorias.
• Teste de Avaliação - Revisar o sistema de alocação de custos aos estoques.
Averiguar se o sistema de registro do estoque esta dentro dos acordos com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Verificar se a soma do inventário esta de acordo com o saldo do razão geral da contabilidade. Conferir os cálculos e registros do estoque.
Verificar os cálculos de apuração do método utilizado no registro de estoque, identificando custo médio; PEPS, UEPS e etc.
Analisar o custo unitário atual e a possibilidade de repor os produtos com o mesmo, ou