contabilidade
1 INTRODUÇÃO A contabilidade é essencial para garantir que uma empresa no Brasil cresça cumprindo todos os seus deveres legais, a Primo Schincariol é o caso estudado aqui e as atitudes do seu contador também são questionadas. A Primo Schincariol existia desde 1939 e inicialmente fornecia somente refrigerantes, foi apenas em 1989 que ela entrou no ramo da cervejaria. A partir dos anos 90 ela começou a sua expansão e seus concorrentes começaram a duvidar do seu crescimento. Um forte esquema de corrupção foi descoberto muitos anos depois pelo Ministério Público e após esse ocorrido a única opção da empresa era a sua venda, fato que ocorreu totalmente em 2011 quando um grupo japonês assumiu o comando da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO Para passar por cima de várias leis, algumas empresas pedem auxilio para seus contadores e alguns que não seguem o código de ética aceitam sem medir as conseqüências de seus atos. Esse fato ocorreu na Schincariol e as conseqüências foram muitas, sendo que até mesmo a venda da empresa foi necessária para evitar que a mesma fechasse as suas portas.
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – Código de ética do contador
O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.O profissional de contabilidade contratado pela Schincariol infringiu as seguintes normas do código de ética:
II – assumir, direta ou indiretamente,