infrared
Prof.: José Kleber C. Oliveira
Comando, Controle e Proteção de Circuitos
Objetivo : Iniciar o estudo dos principais componentes utilizados no comando, controle e proteção dos circuitos, desenvolvendo uma linha de raciocínio nesse sentido utilizando as opções ofertadas pelos diversos componentes.
Introdução
Os circuitos elétricos são dotados de dispositivos que permitem :
1. a interrupção da passagem da corrente por seccionamento - são os aparelhos de manobra - que compreendem interruptores, chaves-facas, contatores, disjuntores(*), etc..., permitindo ou não a passagem da corrente para operação ou manutenção;
2. a proteção contra curto-circuito, subtensão, sobretensão, falta de fase ou sobrecarga - são os dispositivos de proteção - destinados a exercer uma ou mais funções de proteção em um sistema ou equipamento elétrico. A proteção provoca em geral, uma manobra, seja executada pelo próprio dispositivo de proteção ( por exemplo, um dispositivo fusível ), seja por intermédio de um dispositivo de manobra, acionado pelo de proteção, como por exemplo, um contator acionado por um relé de sobrecarga.
Existem ainda chaves que podem ser comandadas à distância ( chaves magnéticas ). A chave magnética pode ser definida como uma unidade na qual as operações de ligar e desligar um circuito são realizadas por excitação eletromagnética. Possuem uma bobina operacional que, quando excitada, opera magneticamente mudando o estado dos contatos e retendo-os nessa posição enquanto existir fluxo de corrente através da bobina.
O comando das chaves magnéticas pode ser feito pela ação manual sobre um botão na mesma chave ou automaticamente, pela atuação da corrente de um circuito, onde se acha, por exemplo, um indicador de nível, um pressostato, um termostato ou outro tipo qualquer de sensor que ligue ou desligue o circuito.
(*) - os disjuntores são dispositivos de proteção também utilizados como de manobra. Podem interromper correntes de