Infraestrutura
Infraestrutura é o conjunto de atividades e estruturas da economia de um país que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades.
Exemplos: rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A Infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico de um país. Sem ela, as empresas não conseguem desenvolver adequadamente seus negócios. Infraestrutura no MERCOSUL
FOCEM - Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL
O Focem é um instrumento financeiro criado pela Decisão CMC 18, de 2005, que recebe dos Países Membros contribuições anuais regulares de US$ 100 milhões, reservados ao financiamento, não reembolsável, de até 85% do custo total de projetos de desenvolvimento socioeconômico e de melhoria de infraestrutura nos países do MERCOSUL.
Além disso, contribuições voluntárias de cada país também são aceitas.
Países, participantes do bloco, com as menores economias são privilegiados na distribuição dos recursos, visando reduzir as diferenças estruturais entre os membros do bloco.
O Focem conta com uma estrutura funcional intitulada Unidade Técnica Focem – UTF, com sede nas instalações da Secretaria do Mercosul em Montevidéu, Uruguai. A UTF é composta por uma equipe de dois analistas de cada Estado Parte, chefiada por um Coordenador-geral. Além da UTF, existem também as Unidades Técnicas Nacionais Focem - UTNF, conformadas por funcionários de órgãos públicos em cada país. No Brasil, esse papel é exercido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Notícias
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 às 15:59
Brasil buscará fortalecer financiamento à infraestrutura no Mercosul, afirma Dilma
Durante a Cúpula, Dilma anunciou que sob a presidência brasileira, Mercosul deverá renovar o Focem, além de estabelecer a Reunião Especializada dos Direitos dos Afrodescendentes. Foto oficial da 47ª Cúpula do Mercosul e Estados Associados. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Em seu discurso na 47ª Cúpula do Mercosul, que marca o início de uma nova