Informção e conhecimentos
CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
ALEXANDRE HENRIQUE DE OLIVEIRA PARREIRA
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
SÃO PAULO
2012
ALEXANDRE HENRIQUE DE OLIVEIRA PARREIRA
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
| Trabalho dissertativo sobre a diferença entre informação e conhecimento |
SÃO PAULO
2012
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Qualquer fenômeno registrado é um dado. Todos os dias milhões de tera-bytes de dados são registrados nos mais diversos sistemas de informação e na mente das pessoas. Quando dados são colocados em um contexto nós temos uma informação. Por outro lado, um dado solto, é apenas um registro. A frase: ‘Choveu hoje no México’ é um dado, que para um morador comum de São Paulo não quer dizer absolutamente nada, pois não está contextualizado e não transmite nada relevante ao paulistano normal.
Quando dados são contextualizados eles trazem uma semântica, permitindo que com base nelas decisões possam ser tomadas. Nós vivemos na era da informação e esta se constitui o bem mais valioso de qualquer empresa. Isso acontece pois a informação permite com que as organizações tomem decisões acertadas. No entanto há um próximo passo no uso da informação que se chama conhecimento.
Apesar da propagação das informações, nem sempre elas trazem benefício para quem as recebe. A capacidade de abstrair uma informação e aplicar para a solução de algum problema real chama-se conhecimento.
Eu sou analista/programador de sistemas há 10 anos e já passei por vários momentos em que eu me deparei com a necessidade de encontrar uma solução para desenvolver uma funcionalidade com um grau de dificuldade extra. Eu sabia de várias informações de ferramentas que no entanto eu nunca havia usado. Mas conseguir abstrair cada uma delas e juntar de forma inteligente na aplicação da solução daquele