Informática
Windows Explores (literalmente do inglês “Explorador do Windows, nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.
Seu ícone é uma pasta (diretório) amarela com uma lupa por cima da mesma e o nome de seu arquivo é Explorer.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows. Para encontrar esse programa, clique no botão “Iniciar”, em seguida, em programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer.
O que são extensões ou arquivos e para quer servem?
Todas as nossas informações e dados quando salvam em nosso computador ou em um dispositivo removível são chamados de arquivos. Ao salvarmos este arquivo, damos um nome a ele, para nós possamos reconhece-lo posteriormente.
Entretanto para que meu computador reconheça este tipo de arquivo e o leia no programa específico, apenas o nome não lhe basta. Por isso existem as extensões de arquivos.
Extensões, são portanto, a forma como meu computador reconhece o arquivo. São comumente comparados o sobrenome do arquivo, ou seja, a identificação de qual família ele pertence os programas hoje em dia já salvam os arquivos com a extensão que eles mesmo leem, de forma que muitas vezes acabamos nem tendo contato com estas extensões.
Por exemplo, um arquivo do Word que demos o nome de Menu texto será do tipo “doc”. Repare que a sempre um símbolo antes da extensão, assim o nome completo do meu arquivo será “Menu texto.doc”. Pode haver espaço no nome, entretanto, entre o nome e a extensão não, repare o nome da música “Meus olhos de Raio X.mp3”. algumas extensões mais importantes são: doc (documento do Word), .xls (planilha de Excel), .txt (texto simples usado mais em Bloco de Notas), .rtf (texto com formatação padrão Universal), .mp3