Informática e engenhara
UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA
Faculdade de Ciência e Tecnologia
1º Ano – ENGENHARIA CIVIL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
RECURSOS RENVÁVEIS – O FUTURO DAS ENERGIAS
Conceição Costa
2011/2012
UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA
Faculdade de Ciência e Tecnologia
1º Ano – ENGENHARIA CIVIL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
RECUSRSOS RENOVÁVEIS – O FUTURO DA ENERGIAS
Docente: Dr. Mário Pinto
(Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Univ. Fernando Pessoa)
Conceição Costa
2011/2012
RECUSRSOS RENOVÁVEIS – O FUTURO DA ENERGIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objectivo abordar o conceito de “Energias Renováveis”, bem como alertar para a necessidade crescente e incontornável do recurso ao seu uso.
O Homem procura o melhor aproveitamento possível dos bens naturais, tirando destes as maiores vantagens e, com o seu engenho, aproveita-os, transformando-os em recursos.
À medida que os recursos naturais se extinguem, tornam-se mais caros, que obriga a nossa sociedade a optar por outras fontes energéticas, tais como: a água, o vento, as ondas do mar e a energia solar, recursos estes ilimitados.
O QUE SÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS?
Entende-se por “Energias Renováveis” todas as formas de energia cujas fontes são inesgotáveis e cuja taxa de utilização é menor à taxa de renovação. Podem ter origem terrestre (energia geotérmica), gravitacional (energia das marés) e solar ( energia hidráulica, cinética das ondas do vento, energia da radiação solar e do armazenamento da biomassa).
ENERGIA SOLAR:
A energia captada através da irradiação solar é a maior fonte energética disponível ao Homem, sendo o seu aproveitamento convertido em energia através de painéis solares.
A energia solar é utilizada fundamentalmente em residências para o aquecimento de águas.
Ainda é pouco utilizada no mundo devido ao elevado custo de fabricação e instalação dos painéis. Outro problema é a dificuldade de armazenamento desta.
ENERGIA EÓLICA: A