Informática básica
Informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor e concretizador, um equipamento eletrônico chamado computador. Computador é o nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa (processar = calcular) e recupera informações, quase como um liquidificador (que armazena as frutas e legumes, processa-os e recupera, como resultado, o suco desejado). A história dos computadores eletrônicos remonta do meio da segunda grande guerra, quando o exército americano construiu o ENIAC, um computador que ocupava cerca de um terço da área do Maracanã, e possuía 18.000 válvulas (apesar dos exageros, este “trambolho” tinha poder de cálculo equivalente à sua calculadora de bolso).
1. HARDWARE
O hardware é o conjunto dos componentes que compõem a parte material (física) de um computador, ao contrário do software, que diz respeito aos componentes lógicos (intangíveis). Porém, o conceito costuma ser entendido de forma mais ampla e é usado para denominar todos os componentes físicos de uma tecnologia.
No caso da informática e dos computadores pessoais, o hardware permite reportar-se não só aos componentes físicos internos (disco duro, placa mãe, microprocessador, circuitos, cabos, etc.), mas também aos periféricos (scanner, impressora).
O hardware pode ser básico (os dispositivos necessários para iniciar o funcionamento de um computador) e complementar (os dispositivos que realizam funções específicas).
No que diz respeito aos tipos de hardware, constam os periféricos de entrada (permitem inserir informação no sistema, como o teclado e o rato), os periféricos de saída (exibem ao utilizador o resultado de várias operações realizadas no computador. Exemplo: monitor, impressora), os periféricos de entrada/saída (modem, cartões de rede, memórias USB), a unidade central de processamento ou CPU (os componentes que interpretam as instruções e processam os