INFORMÁTICA - BANCO DE DADOS
AULA 01: MODELO RELACIONAL
Nesta aula, você irá:
1.Conhecer as principais características de um
Sistema de Banco de Dados.
2.Definir modelo de dados.
3.Conceituar Relação.
4.Identificar os componentes do modelo relacional. 5.Conceituar integridade referencial.
Introdução
Nossas vidas são gerenciadas por enormes bases de dados.
Quando vamos, por exemplo, realizarmos um saque no caixa eletrônico de um banco, o sistema do equipamento tem que acessar as informações de agencia, numero da conta, senha e saldo disponível.
Estas informações, na realidade dados, necessitam de gerenciamento eficiente e confiável que permita sua rápida recuperação e atualização. É exatamente este o grande objetivo dos
Sistemas de Banco de dados.
IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS
1
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS
O desenvolvimento de Sistemas informatizados de uso comercial ao longo do tempo:
SISTEMAS TRADICIONAIS
Nos Sistemas Tradicionais os dados são armazenados em arquivos que estão fisicamente armazenados, separados uns dos outros. O acesso é feito pelos programas de aplicação, utilizando o nome externo dos arquivos e definindo todo o registro, independente da utilização dos campos. para SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
Nos Sistemas de Banco de Dados os dados são definidos para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, e o acesso só se realiza através do SGBD. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos a serem utilizados pelo programa.
IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS
2
Sistemas tradicionais
A abordagem de bancos de dados ao gerenciamento de dados surgiu devido a problemas associados com a abordagem tradicional do gerenciamento de dados como: redundância, dificuldades de acesso, integridade e problemas de segurança.
Um banco de dados é uma coleção de dados
organizados