INFORMÁTICA: BANCO DE DADOS EDITOR DE TEXTO PLANILHA ELETRÔNICA
989 palavras
4 páginas
FESC / FAFICFACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA A CONTABILIDADE
2° PERÍODO
Juliano Duarte de Brito
INFORMÁTICA:
BANCO DE DADOS
EDITOR DE TEXTO
PLANILHA ELETRÔNICA
CAJAZEIRAS – PB
2008
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará uma breve conceituação sobre alguns termos já conhecidos na área de informática como banco de dados, editor de texto e planilha eletrônica. Porém, tentando mostrar sua relação com o campus da Contabilidade.
A ligação dessas áreas é de extrema importância, pelo simples fato de que, escritórios de contabilidade, hoje em dia, precisam estar sempre se atualizando e não sobrevivem sem a informatização. Cada um desses itens que serão abordados conceitualmente possui uma finalidade, e com elas um elo de ligação com a área contábil, dando suporte a todos os atos praticados pelos operadores da Contabilidade.
Conceitos básicos:
Banco de dados:
O termo banco de dados foi criado inicialmente pela computação, para indicar seleções de dados armazenados em computadores digitais, porém o termo é atualmente usado para indicar tanto bancos de dados digitais como bancos de dados disponíveis de outra forma. No Brasil, é mais comum usar o termo base de dados quando se mencionam outros tipos de bancos de dados senão aqueles armazenados em um computador e gerenciados por um software conhecido como Sistema Gerenciador de Bancos de Dados.
É conjunto de registros disponíveis em uma estrutura regular que possibilitam a reorganização dos mesmos produzindo informações.Geralmente, esses bancos de dados agrupam registros utilizáveis para um mesmo fim. O modelo mais utilizado é o modelo relacional, onde possuem estrutura em forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.
É importante lembrar que, o termo banco de dados deve ser aplicado apenas aos dados, enquanto o termo Sistema Gerenciador de Bancos de Dados deve ser