Informes Semana Janeiro 27
Negociação para libertação de refém Japonês intensifica tensão entre o país e o Estado Islâmico.
Na última semana, o Japão intensificou seus contatos com a Jordânia para conseguir a libertação de Kenji Goto, o jornalista japonês sequestrado pelo Estado Islâmico, enquanto se coloca a possibilidade de que a mesma aconteça dentro de uma troca de reféns entre o governo jordaniano e o grupo jihadista. A tensão entre os dois países se mantém podendo ter proporções maiores se houver falhas em negociação diplomática. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/japao-e-jordania-tentam-libertacao-de-refens-do-estado-islamico.html Coreias
Coreia do Norte pede a remoção de sanções da vizinha do Sul para estabelecer diálogo.
Na última semana, a Coreia do Norte estabeleceu como condição a remoção de sanções impostas pela Coreia do Sul após um ataque de 2010 a um navio sul-coreano para retomar o diálogo com o país vizinho. Essa foi a primeira resposta oficial do governo norte-coreano à proposta de negociação do Sul, que incluiu uma oferta de conversações para retomar a reunião de famílias separadas pela guerra de 1950. As medidas punitivas impostas em maio de 2010 referente ao ataque ao navio em que 46 marinheiros morreram cortaram a maior parte do relacionamento político e comercial com o Norte. O Norte nega ter sido responsável pelo ataque, o que distanciou a diplomacia entre os vizinhos.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/coreia-do-norte-cobra-retirada-de-sancoes-do-sul-antes-dialogo.html
Paquistão
Manifestantes destroem escola em protesto contra Charlie Hebdo.
Recentemente, estudantes paquistaneses que protestavam contra a publicação de caricaturas do profeta Maomé na revista francesa Charlie Hebdo destruíram uma escola cristã no noroeste do país. O ataque aconteceu na última semana durante protestos contra a revista francesa na cidade de Bannu, situada entre os redutos talibãs, demonstrando a existência das tensões no país.