InformaçõesFinanceirasproforma
813 palavras
4 páginas
InformaçõesFinanceirasproformaPublicado em 10/02/2014
Por : Flavia Diniz
Há algumas situações não previstas, por assim dizer, que podem acontecer a uma entidade, como uma reestruturação societária ou de negócio, aquisições, vendas, fusões, cisões, incorporações, baixa. Esses processos podem causar desconfiança nos investidores, assim, determinadas informações ajudam na análise de perspectivas futuras da entidade, pois ilustram a possível abrangência da mudança na sua posição financeira histórica e nos resultados das suas operações causada pela transação ou reestruturação societária.
É com esse objetivo que surgiram as informações financeiras pro forma, também conhecidas como projeções. Os demonstrativos financeiros pro forma são utilizados para evidenciar aos investidores o impacto de uma transação, caso ela tivesse ocorrido em período anterior, por isso a definição de projeções, assim essas informações antecipam o resultado de determinada transação.
A Orientação Técnica OCPC 06 estabelece os critérios para compilação, elaboração e formatação de informações financeiras pro forma que só podem ser apresentadas quando assim forem qualificadas e desde que o propósito seja devidamente justificado.
Forma e conteúdo
As informações financeiras pro forma diferem das demonstrações contábeis históricas e devem considerar seu objetivo e sua utilidade, essas informações podem ser apresentadas em divulgações específicas sobre os dados da entidade ou por meio de outros métodos observando-se as seguintes diretrizes:
As informações financeiras pro forma devem consistir de:
(i) balanço patrimonial pro forma, caso a transação ainda não tenha sido consolidada (quando necessário) no balanço patrimonial histórico apresentado; ou seja, se o balanço patrimonial mais recente já incluir o efeito da transação, não é aplicável a apresentação de balanço patrimonial pro forma;
(ii) demonstração do resultado pro forma; e
(iii) acompanhados de notas explicativas próprias;
As