Informações
Seja na escola ou na universidade, a pressão é muito grande. Se for um candidato de vestibular ou concurso, a cobrança pode ser ainda maior. Toneladas de exercícios, inúmeros professores, provas, plantões e simulados, além de uma infinidade de informações que, muitas vezes, fazem o aluno se desesperar. E se o curso∕cargo escolhido for concorrido...o desespero se instala de vez.
Mas, para ter sucesso nos estudos, não basta estudar horas a fio. O aspecto emocional conta muito nessas horas. Por exemplo, um aluno extremamente ansioso, pode passar o dia ou a semana toda estudando e não obter um resultado satisfatório. Isso porque a ansiedade atrapalha a concentração, faz as preocupações aumentarem e ainda pode vir acompanhada de cansaço fácil, suor excessivo, inquietação, irritabilidade, tensão, perturbação do sono, tremores, dores musculares, sensação de estar “no limite” e ainda, falta de ar, pressão no peito e boca seca. Mas o problema não termina aí. Se por conta dessa ansiedade (e apesar de todos os esforços) o aluno não atingir seus objetivos, podem surgir outros problemas: adepressão e a baixa autoestima.
E diante de toda a pressão, como driblar essas temidas emoções???
| Para evitar a exaustão, faça pequenos intervalos |
O primeiro passo é organizar as matérias e planejar seu tempo de estudos em casa. Isso vai ajudar muito a diminuir o nível de ansiedade, uma vez que a organização vai facilitar toda a rotina. Estabeleça intervalos de 15 a 20 minutos a cada 2 horas de estudo e evite ultrapassar 5 horas diárias, caso contrário, seu esforço pode ser em vão. Depois de certo tempo, nosso cérebro precisa de descanso. Para não sobrecarregá-lo e correr o risco de ter um “branco” na hora das provas, é bom não exagerar.
Nos últimos anos, a busca por tratamentos naturais tem aumentado consideravelmente. A aromaterapia aparece então como uma excelente aliada aos adeptos das