Informações básicas sobre lipídios
Os lipídios (do grego lipos = gordura) são formados pela associação de um ácido graxo mais um álcool, geralmente o glicerol.
O ácido graxo é um ácido orgânico que apresenta, pelo menos, 10 átomos de carbono em sua molécula.
Características
Os lipídios são substâncias químicas de baixa polaridade, por isso, insolúveis em água à temperatura ambiente, porém, solúveis em compostos ou solventes orgânicos, como o álcool, o éter, o clorofórmio, a acetona.
Quando metabolizados no interior das células, os lipídios, as proteínas e os carboidratos fornecem energia para as atividades do nosso corpo. No entanto, os lipídios fornecem mais calorias que os outros dois nutrientes.
Quando ocorre a "queima" de um grama de carboidrato ou de proteínas, é produzido 4 kcal de energia. Já um grama de lipídio libera 9 kcal. Por isso, os óleos e as gorduras são restritos nas dietas para emagrecimento.
Funções dos lipídios
Reserva energética: Fornecem mais energia que os glicídios, porém, não são preferencialmente utilizáveis pela célula. Toda vez que a célula necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de um glicídio, para depois consumir os lipídios.
Estrutural: Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas (lipoprotéicas). Os mais importantes são: os fosfolipídios e o colesterol.
Isolante térmico: Auxiliam na manutenção da temperatura dos animais endotérmicos (aves e mamíferos) por meio da formação de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura.
Classificação dos lipídios
São classificados em três grupos: simples, compostos e derivados.
Lipídios simples
Glicerídeos: São os óleos e as gorduras, formados pela união do álcool glicerol com ácidos graxos. As gorduras neutras (triglicerídeos) são encontradas como substâncias de reserva em quase todos os tipos de células animais, em especial