Informaçções do Sebrae para quem quer abrir facção

2113 palavras 9 páginas
Apresentação

Facção é o nome dado às empresas que fazem serviços exclusivamente para confecções. Em outras palavras, ela é uma confecção que não possui marca própria, estilistas, desenhistas, lojas, etc.

A idéia de facção surgiu a partir da tendência de terceirização de serviços que vem ocorrendo em todas as áreas, geralmente, a escolha da opção pelo sistema de facção, é resultado de identificação como uma saída para o empresário que montou uma confecção, mas não conseguiu sucesso com sua marca própria. Assim, já que ele possui máquinas e empregados, ele oferece seus serviços a uma confecção de sucesso, que se tiver interesse irá contratá-lo para produzir suas roupas.

Mercado

Atualmente, o sistema de facção é utilizado por grandes redes de lojas departamentalizadas e em grande escala para pequenos e médios lojistas.

Localização

Em cidades grandes existem regiões que se especializam em um determinado tipo de negócio - Pólos Industriais, neste caso, o lugar ideal, é próximo às confecções. No caso das cidades menores, é aconselhável um local razoavelmente central, de fácil acesso, e de preferência de baixo custo.

Estrutura

Quanto ao imóvel, o ideal é um bom galpão, distribuído à administração do negócio, produção, estocagem, recepção e expedição de matéria-prima e mercadorias destinadas aos clientes. Para a administração, usar salas separadas ou colocar divisórias.

Equipamentos

Os queipamentos vão variar de acordo com o tipo de peça e de tecido a ser confeccionado. Um projeto básico contempla:
- Máquinas de corte de tecido;
- Máquinas de costura;
- Máquinas para dar o acabamento às peças;
- Mesas especiais para confecção;
- Móveis de escritório, computadores, etc.

Investimento

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma facção de pequeno porte, montada numa área de 50m², será necessário um investimento de R$ 15.000,00

Relacionados