informação
Belém
2011
Iniciei minha carreira docente quando ainda cursava o Magistério (ensino médio) lecionei em algumas escolas como estagiária/monitora do Maternal à 4ª Série, de lá para cá não parei mais.
Em 2000 iniciei a graduação do curso de Formação de Professores. pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Após o 2º semestre tornei-me docente titular na Escola Parque em turmas de 3ª e 4ª séries do nível fundamental de ensino. Paralelo a atividade docente desenvolvida, percebi que o espaço da universidade oferecia diversas oportunidades de envolvimento e inserção.
Então, no 6º semestre do curso tive a possibilidade de ser aluna-bolsista do Programa de Iniciação Científica da UEPA, lugar que, de certa maneira, redimensionou minha inserção e o significado atribuído ao curso que tinha escolhido. Identifiquei-me com o projeto desenvolvido na perspectiva da Educação Libertadora e, sobretudo à introdução ao pensamento de Paulo Freire. O projeto intitulado “Educação de Jovens e Adultos: estudando fatores que ocasionam a desistência e o retorno ao ensino no município de Belém”, forneceu momentos de muitas novidades e também de muito empenho, seja através das leituras, discussões e ricos encontros com a orientação da Professora Rosilene Pacheco Quaresma, através dos acompanhamentos, análises e procedimentos realizados durante a pesquisa.
Ainda fui monitora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – Prof.º Paulo Freire, desenvolvido pela Coordenadoria de Educação da Secretaria de Educação do Municipio de Belém-SEMEC, no período de agosto/2001 a junho/2002
Assim sendo, foi na Universidade que encontrei espaços de atuação que me fizeram problematizar e observar no dia-a-dia a questão da fragmentação do conhecimento, na busca de um olhar complexo e uma articulação mais produtiva para a vida prática das instituições escolares.
Se, por um lado, estudar e trabalhar reduziu as