Informatica
Diariamente, o sistema operacional GNU/Linux ganha vários adeptos, mas muitos ainda não tem coragem de migrar para o novo sistema, muitas vezes até por medo de remover seu sistema proprietário e, ao instalar sua distribuição, não gostar e não saber voltar ao que era…
Pois agora você vai conhecer tudo sobre o Live CD.
Oque é Live CD?
Live CD é um cd que contém um sistema operacional dentro. Porém neste, você pode antes de instalar, iniciar diretamente do CD, sem efetuar nenhuma mudança em seu sistema atual.
Como funciona?
O computador emula o sistema operacional a partir do CD-ROM, que apesar de não instalado, é possível trabalhar como se estivesse. Navegar na Internet, acessar dispositivos de entrada e saída, exibir todo o conteúdo do HD e ainda criar e/ou apagar arquivos.
Quais distribuições linux possuem Live CD
Hoje em dia, diversas distribuições Linux já vem com suporte a Live CD, como é o caso do Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, dentre outros.
Em mais o que o Live CD é útil?
O Live CD pode ser utilizado para manutenção em seu próprio sistema operacional GNU/Linux, para apagar pastas e/ou arquivos antes indeletáveis de seu sistema operacional, vasculhar pendrives através de vírus (sim, sistema operacional Linux, instalado ou não, são imunes a esses vírus chatos de pendrives), remover senha de administrador do rWindows, e além da divulgação e teste do sistema em si.
Pode-se perceber que, aderindo ao movimento do Software Livre, você é livre antes mesmo da instalação de seu sistema operacional, pois com GNU/Linux, você pode testar o sistema antes mesmo de instala-lo em seu computador. Se não gostar, tem total liberdade para testar outro, até encontrar aquela distribuição em que você se adapte melhor.
Conclusão
Live CD é um CD que contém um sistema operacional (GNU/Linux, BSD ou outro) que não precisa ser instalada no disco rígido do usuário uma vez que o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD e da