Informatica
Sua aplicação na Engenharia foi considerada um advento, pois possibilitou agilizar projetos e até mesmo vislumbrá-los antes mesmo de iniciar os trabalhos, como veremos no estudo de caso do Edifício Fibrasa Conection Vitoria.
5 2 DEFINIÇÃO DE COMPUTAÇÃO
A computação, em sua definição básica, é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada (RIBEIRO 2008).
Porém, para entendermos melhor a dinâmica envolvida, precisamos voltar um pouco no tempo. A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco (Figura 1), cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia, em torno de 2400 a.C., versões mais modernas do ábaco ainda são usadas como instrumento de cálculo.
Entre 200 a.C. e 400, os indianos também inventaram o logaritmo, e a partir do século XIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticos islâmicos. Quando John Napier descobriu os logaritmos para uso computacional no século XVI, seguiuse um período de considerável progresso na construção de ferramentas de cálculo.
Por volta do século I a.C., o matemático indiano Pingala inventou o sistema de numeração binário ainda usado atualmente no processamento de todos computadores modernos, o sistema estabelece que sequências de uns e zeros podem representar qualquer número.
Em 1703 Gottfried Leibniz desenvolveu a lógica em um sentido formal e matemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam